Introdução
Em 1992, nas Olimpíadas de Barcelona, a creatina se tornou bastante famosa. Esse suplemento é estudado desde a década de 1920, e hoje temos informações muito sólidas sobre ele. Vamos discutir aqui.
Por que a creatina ficou famosa nas Olimpíadas de 1992?
Naquela ocasião, o jornal britânico The Times publicou que Linford Christie venceu a prova dos 100 metros rasos graças ao efeito ergogênico natural da creatina.
O que é a creatina?
Mas, afinal, o que é a creatina? Ela é um hormônio? Não!
A creatina é um conjunto de aminoácidos: glicina e arginina convertidos em guanidinoacetato, que é então metilado para formar a creatina. Portanto, ela não é um hormônio nem um anabolizante no sentido de esteroide, mas sim um composto que promove anabolismo, que é o aumento de moléculas menores para maiores com retenção de energia.
Por que a creatina ficou famosa no Brasil?
No Brasil, a creatina ganhou notoriedade quando, em 2005, a ANVISA bloqueou sua comercialização. No entanto, em 2010, a proibição foi revogada, aumentando ainda mais sua popularidade.
Como a creatina funciona?
A creatina ajuda na resíntese de ATP (adenosina trifosfato) a partir de ADP (adenosina difosfato), fornecendo energia para contrações musculares e outros esforços físicos. Ao consumir creatina, ela é armazenada nos músculos como fosfocreatina, que é utilizada para regenerar o ATP durante o exercício, melhorando assim o rendimento.
Tomar creatina no pré-treino aumenta o rendimento?
Não necessariamente. O importante é manter os estoques de creatina no corpo sempre altos. O corpo humano pode armazenar cerca de 170 a 180 gramas de creatina naturalmente, e a suplementação pode aumentar esse valor para 220 a 230 gramas, o que maximiza os resultados.
Dosagem da creatina
A dose recomendada é de 0,07 gramas por quilo de peso corporal. Por exemplo, uma pessoa de 70 quilos deve consumir cerca de 4,9 a 5 gramas de creatina por dia. Usuários de esteroides anabolizantes podem necessitar de doses maiores devido ao maior aproveitamento.
Saturação da creatina é necessária?
A saturação, que envolve tomar 5 gramas quatro vezes por dia, pode acelerar o processo de aumento dos estoques de creatina no corpo. Contudo, não é obrigatória, e uma dose diária de 5 gramas também será eficaz, embora leve um pouco mais de tempo para atingir os níveis máximos.
Benefícios da creatina
Além de melhorar a performance durante os treinos, a creatina também promove uma recuperação muscular mais rápida, como comprovado por estudos.
A creatina é segura?
Sim, para indivíduos saudáveis. Ela é uma substância natural encontrada na carne vermelha. No entanto, pessoas com problemas renais devem consultar um médico antes de utilizar creatina.
Separamos alguns produtos que já testamos e comprovamos sua eficácia.
Creatina Universal Original Importada
Link com desconto na compra do produto – COMPRAR COM DESCONTO
Integralmédica – Creatina Monohidratada
Link com desconto na compra do produto – COMPRAR COM DESCONTO
Creatine Micronized (300g), OPTIMUM NUTRITION
Link com desconto na compra do produto – COMPRAR COM DESCONTO
Conclusão
A creatina é um dos suplementos com melhor custo-benefício disponíveis no mercado. Se você está buscando melhorar seu desempenho nos treinos, vale a pena considerar a suplementação com creatina.
Se você gostou deste artigo, escreva “creatina” nos comentários para ajudar na relevância do conteúdo. E não se esqueça de se inscrever no nosso canal para mais informações sobre saúde e treinos. Além disso, confira a promoção para se tornar meu aluno com descontos especiais. Um abraço e até o próximo artigo!